Projeto de desenvolvimento da Escalada e Montanhismo na Amazônia
“O cérebro é o músculo mais importante para a escalada”
2013 - O desenvolvimento
Neste ano, foi evidente o crescimento da escalada em Rondônia. O evento Mês do Montanhismo na Amazônia ficom registrao com cursos de Iniciação à Escalada, Guia de Cordada, Autoresgate e mini curso de Iniciação ao Montanhismo lotados, e efetivou o interesse de pessoas que logo aderiram a prática. A abertura de vias também foi intensa com um mês inteiro de trabalho. Foi o ano em que a Garra Aventura e a Amazônia Vertical firmaram efetivamente planos para a continuidade do trabalho.
Dentre as novas vias e setores aberto destacam-se:
Pedra Olhos de Mulher
Ouro Preto do Oeste
Um afloramento de Granito possível de ver da BR 364 saída para Jaru. Fica na Linha 80 próxima a uma pedreira. Foi descoberta em 2012, mas trabalhada apenas em 2013. A primeira via que começou a ser aberta foi Olhar 43 - VIII, ainda por ser terminada. faltando 3 grampos para segunda parada.
Pedra Urubu/Chapadão
Ji-Paraná
Uma baita Pedra de Arenito nas proximidades de Ji-Paraná, saída para Nova Londrina. Localizada pela internet pelo Escalador Robson Fromholz, que começou o primeiro projeto de via em agosto deste ano (Via Macaco Aranha). Neste Mês do Montanhismo, foram trabalhadas mais dois projetos, Ipererê e Sexta feira 13.
Pedra da AABB
Ouro Preto do Oeste
Pedreira Fazendinha
Ouro Preto do Oeste
Setor escola de escalada, fica localizada praticamente dentro da cidade. Com diversas vias para guiar, treinar e ainda para explorar. Neste ano foram equipadas vias, e aberta a primeira via de duas cordada: Little Janis - III sup.
Boulders
Cujubim
No Setor Esportivo mais conhecido de Rondônia, o trabalho na pedreira da Fazendinha aconteceu com a limpeza das vias já existentes e foram equipadas para guiar as vias "Pirarucu na Chapa" e "Tacacá".
Fazendinha Agroecológica Ouro Preto do Oeste - RO
Via Sexta Feira 13 - Pedra do Urubu/Chapadão Ji-Paraná -RO
Fazendinha Agroecológica Ouro Preto do Oeste - RO
Fotos do Mês do Montanhismo, que ainda contou com um luau nos Boulders de Cujubim e abertura com palestras (Ofídeos da Amazônia - Prof. Flávio Terracini e Escaladas na Patagônia - Montanhista Daniel Acruche Fernandes).
Links Relacionados:
Realização:
Apoio:
Os boulders de Cujubim é um setor de blocos de Granito, descobertos pelo escalador Fábio Roumie (Tubarrão), que dão ótimas opções de linhas. Uma reunião de escaladores com um luau de confraternização atraiu diversos escaladores para participarem do evento. Novas linhas foram descobertas e mapeadas.