Projeto de desenvolvimento da Escalada e Montanhismo na Amazônia
“O cérebro é o músculo mais importante para a escalada”
2015 - Reestruturação e Planejamento
Ano em que foi retomada a formação de escaladores em rocha na região, marca também a abertura de um novo setor para atividades outdoors em Rondônia. Guajará Mirim se apresenta no cenário local como novo potencial de escalada, pela quantidade e variedade de estilos. O início da Serra dos Parecis apresenta possibilidade de montanhismo, escalada esportiva, tradicional, clássica e boulders, abrindo novos horizontes para a escalada regional.
Cursos
Os cursos de Técnicas Verticais, Iniciação à Escalada em Rocha e Guia de Cordada já são cursos consolidados no evento. A novidade deste ano, foi a estreia e confirmação do curso de Iniciação ao Montanhismo, realizado em Guajará-Mirim. Ao todo, foram emitidos 13 certificados. Cada ano, mais praticantes de escalada e montanhismo estão capacitados para praticarem com mais ética e segurança.
Realização:
Abertura e manutenção de vias e trilhas
Um novo setor em Guajará-Mirim, "Setor do Cânion" foi descoberto e a via "Diedro do Paraguayo" foi equipada em top rope. Outros dois setores foram descobertos apresentando um grande potencial de escaladas. Uma trilha de acesso foi restaurada, possibilitando aceso pelo refúgio. Outras atividades relacionadas foram limpeza e manutenção de vias e bases onde foram realizados os cursos.
Apoio: